terça-feira, fevereiro 19, 2008

Uma alegria modesta e diária

As vezes parece que Deus manda seus mensageiros. Olha o e-mail que eu recebi HOJE da Ana Carol, amiga que se tornou próxima no último ano, mas para quem eu não falo muito sobre a minha vida.

Ana,
Essa é a oração que a personagem do livro da Clarice Lispector chamado 'Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres' faz e que eu gosto. O livro fala sobre uma mulher que tem medo de amar e se entregar, mas acho que a oração é bonita independente disso, mesmo destacada da obra:


"... alivia minha alma, faze com que eu sinta que Tua mão está dada a minha, faze com que eu sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa a morte e sim a vida, faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária; faze com que eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que eu receba o mundo sem medo, pois para esse mundo incompreensível nós fomos criados e nós mesmos também incompreensíveis, então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la; abençoa-me para que eu viva com alegria o pão que como, o sono que durmo, faze com que eu tenha paciência e caridade comigo mesma, pois senão não poderei sentir que Deus me amou. Faze com que eu perca o pudor de desejar que na hora da minha morte haja uma mão humana amada para apertar a minha, Amém".
[Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres-Clarice Lispector].

bjs,
Carol

Um comentário:

Anônimo disse...

Alegria modesta e diária é o que todo mundo precisa. Lindo!

bjs,
Julia