sábado, fevereiro 09, 2008

O Abaporu não nasceu pronto!!




Recusei dois convites para ver a exposição Tarsila Viajante - que mostra as telas que Tarsila do Amaral pintou inspiradas em suas viagens pelo Brasil e pelo Mundo - porque eu queria ir sozinha. É ridículo o que vou confessar aqui, mas quando eu vejo uma exposição de um artista que gosto muito, meu olho enche de água. Eu sabia que no caso da Tarsila eu ficaria muito emocionada e eu morro de vergonha de bancar a "freak" na frente dos outros.

Fui sozinha, quando eu entrei na sala fria que guardava quadros dela fiquei espantada! O trabalho dela é muito, mais muito mais bonito, sensível e tocante do que se imagina! Porém o que mais chamou minha atenção foi a evolução da pintora com os anos. As primeiras pinturas de Tarsila, que ela fez quando ainda estudava artes em Paris, não tinham nada a ver com o estilo dela, eram meio impressionistas. Olhando os esboços, também expostos no local, percebe-se que Tarsila levou algum tempo para se tornar Tarsila. E pelo que pude notar, suou muito em cima de seus rascunhos. Algumas obras magníficas começaram com um desenho tímido, de traçado fino à lápis, sem cor.
E eu sempre achei que os gênios fossem dotados de um dom sobrenatural, agora percebo que talvez os gênios sejam apenas pessoas talentosas e muito persistentes.

Isso me leva a pensar na ansiedade que temos hoje em dia de querer ser tudo agora, imediatamente. Esquecemos o esforço e o tempo que se leva para ser o que se quer ser. Saí de lá com a impressão de que devo colocar mais fé nos meus rascunhos.

Nenhum comentário: