terça-feira, março 04, 2008

Sábado (sexto dia): o dia do outro

A professora do curso de criatividade propôs um exercício curioso nesta manhã. Pediu para que,em duplas, a gente falasse livremente durante 5 minutos para um colega sobre as dificuldades que temos em escrever. Depois a situação se inverteria e teríamos que escutar durante 5 minutos o amigo falando, sem interromper ou esboçar nenhuma reação.
Para minha surpresa, escutar foi muito mais difícil do que falar. Os cinco minutos pareciam eternos e por várias vezes eu quis interromper o meu colega para concordar, para dar um palpite ou simplesmente para ajudá-lo a continuar a conversa nos instantes de silêncio. Mas ao mesmo tempo, com o silêncio, eu pude notar detalhes no gesto e na forma com que ele se expressava que eu jamais notaria se estivesse, digamos, tagarelando loucamente, como eu sempre faço. Acho que esta manhã foi a vez de dar voz ao outro e aprender a escutar...

Nenhum comentário: