quarta-feira, março 12, 2008

Que tipo de pessoa pode trabalhar no Itaim?



Foi esta pergunta que fiz para os meus colegas de trabalho. Eles reclamavam dos funcionários de uma seguradora que ocupa 5 andares no prédio onde trabalho, no elegante bairro do Itaim Bibi. Os funcionários desta empresa pegam o elevador o tempo todo para subir apenas um andar, evitando usar as escadas, e congestionando os elevadores. Falávamos do péssimo hábito deles, até que uma colega disparou: “eles são mal educados assim porque trabalham em call center, não estudaram, são ignorantes. Entram fedidos no elevador, é um absurdo que eles trabalhem no Itaim” todo mundo concordou e eu fiquei de cabeça baixa tentando entender como um ser que só fala em novela e Big Brother pode se julgar muito mais inteligente que um operador de call center só porque tem um diploma universitário. Foi aí que eu lancei a pergunta: “Como assim? Que tipo de pessoa pode trabalhar no Itaim? Pessoas assim como você? A ficha caiu e ela tentou se redimir : “Veja bem, não é preconceito. É que com o valor do vale-refeição que eles ganham nem deve dar pra comer por aqui”. Aí, quanta generosidade a dela, preocupada com a qualidade de vida daqueles que acaba re chamar de "fedidos". Não aguentei e respondi: “se eles ganham vale-refeição e nós também, é porque no fundo não passamos de um bando de trabalhadores, que diferença faz ser publicitário, jornalista, atendente de telemarketing, vendedor, caixa do Mac Donald’s?” Ela não respondeu, não sei se entendeu o que eu falei. As vezes a arrogância das pessoas aqui me deixa perplexa, eles falam do “povo”, sem perceber que também são “povo”. Desculpa pelo desabafo, mas esse tipo de alienação me causa tanto espanto, sempre me pergunto como vim parar e o que preciso aprender com essa gente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse tipo de pessoa acha que eh melhor do que outras pq o sistema usa esse artificio para evitar que as pessoas o discutam e isso funciona, infelizmente...

Mal sabem, assim como Marx citou (se nao me engano), que as pessoas "estudadas" sao as mais usufruidas, ja que geram mais valia em maior quantidade...

E o maior problema eh q se vc tenta abrir o olho delas para isso, vc acaba passando por chato, por esquerdista, ou a minha preferida, por petista...

E assim a "vidinha" vai seguindo, Carnaval apos Carnaval, BBB apos BBB...

Ana Lucia disse...

Caro(a) colega do cometário acima (já que você não deixou seu nome)
Eu concordo com TUDO que você escreveu. É aquela história quem ousa discordar do pensamento comum é ridicularizado e, para não serem ridicularizas, as poucas pessoas que discordam acabam se calando e dando ainda mais força para o pensamento dominante...
beijos e obrigada por comentar