terça-feira, abril 01, 2008

Para onde vamos?

Está acontecendo uma coisa curiosa no universo feminino. Olhando as revistas é possível notar que hoje as mulheres estão sendo valorizadas por fazer exatamente o que faziam suas avós e bisavós: ter filhos e cuidar da família. Repare que a cada gravidez da Angélica, a apresetadora aparece nas capas de todas as revistas como se fosse a própria mãe natureza falando da maternidade como se parecesse uma experiência extraterrestre. Algumas declarações dela são do tipo “ ser mãe é estar acima do bem e do mal” e outras bobagens que tratam de “existência” e de uma “experiência transcendental”. Cada vez que leio uma declaração dessas tenho vontade de ligar para uma daquelas mães nordestinas, que aparecem na tevê com mais de 10 filhos, e perguntar como é “transcender” todo ano.

Sem contar os símbolos femininos internacionais. Angelina Jolie é admirada por ser boa atriz? Não sei, só sei que nos jornais a única notícia que aparece é o fato de ter casado e tido filhos e ainda adotado mais alguns em uma fantástica prova de altruísmo intercontinental. Sem contar a Madonna, que já foi admirada no passado por sua atitude transgressora e hoje é exaltada pela mídia por ser mãe de três filhos e manter o corpinho depois dos quarenta !

Talvez essa moda seja um “efeito rebote” do movimento feminino da década de 70, as mulheres enlouquecidas com o trabalho acham absolutamente incrível quem consegue, além trabalhar, criar os filhos, cuidar da casa e ainda manter o casamento. Quando estão cansadas, algumas moças imaginam com romantismo uma vida singela de dona de casa, assistindo tevê e alimentando os filhos . Não tiro nem um pouco a razão de quem pensa assim, mas não deixo de observar o quanto isso é engraçado.

Pipocam por aí cursos de artesanato, bordado, costura. Eu tenho pelo menos umas cinco amigas que já me pediram para ensinar a cozinhar. Acho isso tão louco!
Como já disse, não vejo a moda de ser dona de casa como algo negativo nem positivo, mas sempre me pergunto: depois de tudo o que nós mulheres conquistamos no século passado é possível voltar atrás? Para onde vamos agora?

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu mesma já pedi e já aprendi a cozinhar com você... hehehehehe!
Beijos com amor, Fê

Anônimo disse...

Eh dificil definir mesmo a direcao correta...

Por um lado, vejo que esse "movimento" pode ajudar a reforcar o conceito de familia, algo que ficou, infelizmente, meio de lado ultimamente...

Ao mesmo tempo, ao meu ver, idolatrar o passado nao eh a solucao, ja que mesmo com os diversos tropecos das geracoes passadas, nao da pra negar que os ganhos foram maiores do que as perdas...

Alguns homens ainda podem querer isso, mas nao acredito que a maioria queira uma mulher dependente e apatica como antigamente eram as nossas avos...

Homem forte eh sinonimo de mulher forte ao lado...

Bom, acho que eh isso...

Unknown disse...

Olha Ana, estou aqui pensando e não cheguei a nenhuma conclusão, mas faz todo sentido seu questionamento!

bjs,
Julia