domingo, maio 04, 2008





A final do Campeonato Paulista hoje me lembrou de uma das histórias mais engraçadas da minha infância: a primeira vez em que assisti a uma partida de futebol. Eu tinha cinco anos e meu pai, palmerense fanático, ficou durante meses criando expectativa do dia que me levaria para ver o “Verdão” ao vivo. “Verdão”, aliás, que naquela época não ganhava de ninguém, amargava um longo jejum de títulos (que só acabou em 1993), mas meu pai me manteve fiel ao time a infância inteira, alegando que se o Palmeiras perdia era só por culpa do juiz, que era um homem muito mal, tão mal que se vestia de preto e ainda por cima era corinthiano.

O grande dia chegou, era um sábado, Palmeiras X Portuguesa no Palestra Itália. Chegamos cedo, eu estava uniformizada com a camiseta do time com patrocínio da Coca-Cola ( viu só, marqueteiros, essas coisas ficam), combinando com o short verde bandeira e o boné, uma bizarrice sem tamanho. Entramos no Palestra, lembro da cena como se fosse ontem, meu pai olhou para o lado direito do estádio e viu a arquibancada verde e branca abarrotada, olhou para o lado esquerdo e notou uma dúzia de velhinhos sentados espaçosamente na arquibancada da Portuguesa. Não teve nenhuma dúvida de que a pacata torcida lusitana seria o melhor lugar para sentar com a filhota de cinco anos.

E lá fomos nós, empolgados, meu pai obviamente se esqueceu de me contar que não estávamos na torcida do Palmeiras e fez questão de me ensinar vários gritos de guerra – alguns escandalizariam qualquer pedagogo.

Eu berrei os 90 minutos do jogo, pulei, vaiei a Lusa, torci loucamente e deixei os velhinhos muito putos, mas nenhum tinha coragem de perder a linha com uma inocente criança. O melhor momento foi no final do segundo tempo, quando o Palmeiras marcou o único gol da partida. Meu pai me pegou no colo, a gente pulou muito, cantamos o hino do Palmeiras, fizemos a maior festa. Imagina a ira dos velhinhos, meu pai era louco!

Voltei muitas vezes aos jogos do Palmeiras com os meus irmãos, depois fui crescendo e perdendo um pouco a empolgação com o time e com o futebol, mas este momento de loucura familiar sempre volta na minha memória.

Um comentário:

Anônimo disse...

heheheheh...legal a história. A primeira vez que fui a um estádio de futebol com meu pai assistir a um jogo do Santos, levei um saco de xixi na cabeça. Eu tinha uns 12 anos. Nunca mais entrei em um estádio para assistir futebol. Prefiro os shows. Ah! meu cunhado insistio para que fosse com ele domingo ver a final do paulista, ele tinha ingressos sobrando, não fui heheheh... afinal 5 x 0 dá-lhe mala preta... afinal na final palmeiras e ponte preta tsk tsk tsk
bj
toninho